Resistência&underground
Enquanto na cidade cresce um movimento tradicional, ligado às crenças e costumes da burguesia local, algo que também acontece no Brasil como um todo, existe também uma força que vai na contramão disso. Aqui no interior da Bahia, mais especificamente em Vitória da Conquista, essa força se manifesta através do movimento underground.
Mas o que é o movimento underground?
Underground é o nome dado às culturas que vivem à margem da sociedade: nas periferias, nos bairros afastados, nos becos de Conquista. São expressões culturais que não ocupam o centro das atenções, que não têm o privilégio da visibilidade, porque a cultura dominante, a mais exaltada, sempre é a da elite. É a cultura dos mais ricos, que contam com apoio do governo, da mídia e da própria classe. É basicamente rico apoiando rico. O underground é uma cultura que sobrevive em constante combate para se manter, como se estivesse por um fio a todo momento, resistindo a todos os ataques recebidos por todos os lados.
O underground é a luz de esperança que o povo ainda pode lutar por seus direitos e por sua vida, apesar de todas as dificuldades, ainda tem pessoas que se doam para manter vivo o amor à arte, a liberdade e o apoio entre aqueles que estão à margem da sociedade, sofrendo todo tipo de violência gerada pela desigualdade social, palavras são poucas para o quão forte são os movimentos underground de Conquista.
Seja no rock, no hip-hop, no reggae, no trance e em tantos outros estilos que nascem da música, ou nos movimentos culturais ligados a religiões marginalizadas, o underground segue vivo. Todos esses movimentos são, frequentemente, difamados pela classe média, associados às "piores coisas" como forma de afastar o apoio popular.
Isso porque quando esses movimentos alcançam o povo, quando a maioria desperta, a sociedade muda. O conhecimento, aliado ao crescimento cultural, transforma tudo. Mas a classe dominante sabe disso, e faz de tudo pra impedir essa mudança, principalmente por meio do controle cultural. Por isso é muito importante qualquer apoio e disseminação de toda cultura underground para o futuro de uma cidade melhor.
Escrito por: Rafael Silva de Oliveira
Revisado por: Raynara Michelle Oliveira Rodrigues
.
.
.
Escrito por: Rafael Silva de Oliveira
Revisado por: Raynara Michelle Oliveira Rodrigues
.
.
.
Vou estar deixando no post do instagram o @ de varias paginas de movimentos e de apoio a esses movimentos para ta compartilhando e a partir desse post começar a fazer uma serie de entrevista com artistas e coletivos de artistas, todo mundo que estiver envolvido com a arte e vamos crescendo todo esse movimento.
