Contra cultura até se tornar cultura - Manifesto conquistense
Como definido no primeiro texto do blog, conquista não possui uma cultura de fato, é uma cidade pequena, com problemas de cidade grande, como violência, saude, falta de emprego, transporte urbano e moradia. Todas essas coisas estão da pior forma e todos se misturam na cidade, cada coisa contribui pra outra continuar ruim, uma cadeia de problemas sociais.
Mas tudo isso foi construído, como projeto e com proposito, e qual seria esse projeto e esse proposito ?
O primeiro é manter as coisas como estão, não importa as pessoas, oque importa é o dinheiro e aquelas que pensam que são pessoas, os ricos.
Os ricos mandam em toda cidade pequena, seja ela mais no interior ou aqui mesmo, onde quem tem dinheiro já ta a frente da grande maioria, e além da familia, onde aqueles que tem uma familia originaria dos colonizadores tem a maior vantagem, por que os familiares deles mataram todo os outros que opuseram, vou falar novamente por que é uma verdade que a cidade esconde. A região de conquista tinha muitas pessoas vivendo aqui, muitos povos e outras culturas, até chegar alguém e dominar através da violencia e além de dominar eles tentaram apagar todo rastro, toda cultura, e tudo que lembrava dos povos que aqui estavam, e a cidade foi construida por essas mesmas pessoas, vivendo como se fossem herois, já que as vitimas ou estavam mortas ou fugiram para as redondezas.
Então o que fazer ? contra cultura, criar e fomentar uma nova cultura, que já existe em cada um de nós, através da arte, através da musica, do conhecimento, buscando nossas origens, e respeitando as diferenças tem espaço de sobra pra todos, a principal mudança cultural que poderia acontecer em conquista seria revitalizar o rio, se preocupando com o rio já é um ataque a cultura que "matou" esse mesmo rio, mas pra isso precisamos construir uma comunidade em que todos se ajudem em prol de um objetivo maior que seria a contra cultura de conquista, tendo um objetivo em comum é possivel alcançar uma nova realidade, seja onde for, Vitoria da Conquista é apenas mais uma cidade atravessada por toda a violência que foi a colonização, e não fazer nada é aceitar tudo isso, estamos todos dividos pelo projeto do colonizador mas a partir de um novo projeto é possivel transformar tudo, com ações, tempo, paciência e muita luta.
Assim que qualquer mudança iniciar vai acontecer ataques de todos os tipos, manipulações de todas as formas, mas tudo isso pode ser superado seguindo o objetivo que é transformar a cidade pelo amor, o amor de se importar com cada pessoa sem mesmo saber quem é, de cuidar da cidade de verdade, sem se render ao sistema e sim ir contra, o amor também é a espada que corta e liberta de toda opressão, e podemos usar a musica, a poesia, o teatro e tantas outras formas de combate. Transformando espaços públicos em verdadeiros espaços culturais, sem medo de incomodar já que já estamos todos incomodados de estar vivendo ainda sobre a visão dos mais ricos, que não tem nenhum contato com a realidade a não ser a realidade criada pela desigualdade e exploração do outro.
Se esse texto inspirar uma pessoa já serviu seu proposito, assim como uma arte me atingiu e me inspirou a escrever e continuar escrevendo, a esperança baseada em ações reais é diferente de uma esperança vazia.
Deixo em seguida um poema para uma pessoa que eu tive pude conhecer por conta do blog , Juba.
"Intensidade e risos
Viver amando a própria vida é viver pra sempre
Assim como o sol que brilha todos os dias
Tudo se encontra como no começo
Onde todas as coisas eram uma só
Todas as memorias vão ficar eternamente vagando na existência
Como uma eterna dança
Assim como é a vida, uma dança
Sem saber quando vai acabar
Dói não poder mais dançar
Mas dance enquanto durar.."
